sábado, 18 de janeiro de 2014

A velha riqueza do café


Segundo vários estudiosos, foi o capital acumulado com a exportação de café que financiou o desenvolvimento paulista. A capital do estado, por sua posição estratégica como ponto de ligação entre as fazendas do interior e o porto de Santos, se tornou o polo econômico mais dinâmico do Brasil, superando o Rio de Janeiro (então capital do país) e canalizando a riqueza das regiões cafeeiras.
Com a derrocada do comércio de café as regiões produtoras entraram em decadência mas São Paulo continuou a rota do crescimento, agora, não mais dependente da agricultura, mas sim da indústria.
As fotos apresentam dois momentos dessa história, o que restou da casa da fazenda abandonada após a crise dos anos trinta e, atualmente, após recuperar um pouco da glória passada.
A velha fazenda está localizada na cidade de Socorro, distante 120 km da Capital, em plena Serra da Mantiqueira, bem no finalzinho da região cafeeira da Mogyana, vizinha ao Vale do Paraíba, que foi outro importante centro da riqueza do café.

Nenhum comentário:

Postar um comentário