sábado, 1 de outubro de 2016

Reeleição de Haddad é parte do restabelecimento da democracia ameaçada


Um grupo de jornalistas se posicionou na reta final da eleições municipais de 2016 na cidade de São Paulo escrevendo um breve manifesto que faz alusão tanto a situação política do país quanto ao trabalho profissional da categoria.
O texto segue abaixo

O jornalismo deve apresentar os fatos da maneira mais objetiva possível. No entanto, temos visto cotidianamente versões, opiniões, distorções ou, mesmo, invenções sendo divulgadas como fatos.
Esta postura é alimentada pela direção de grandes veículos de comunicação que não agem segundo as normas do bom jornalismo mas, sim, motivados por interesses políticos, ideológicos ou econômicos, o que tem causado danos à reputação, credibilidade, imagem e, até mesmo, integridade física de alguns profissionais que são agredidos durante coberturas jornalísticas.
É preciso dar um basta a esta situação.
O quadro político estabelecido pelo “golpe do impeachment” que cassou a vontade soberana do povo ao retirar do poder a presidenta Dilma Roussef tende a agravar a situação. As eleições municipais em curso estão inseridas neste contexto político.
Para superar esse estado de coisas é imperioso que as capitais e as grandes cidades – foco principal dos conflitos – sejam administradas por políticos comprometidos com os valores democráticos e que se oponham à degradação política agora em curso.
Neste sentido, nós, jornalistas abaixo-assinados, consideramos que, em São Paulo, a eleição de uma bancada progressista na Câmara Municipal, acompanhada pela recondução de Fernando Haddad ao cargo de prefeito é um passo fundamental para abrir caminho ao pleno restabelecimento da democracia ameaçada.
Em última instância, trata-se também de salvaguarda necessária ao pleno exercício da nossa profissão.

São Paulo, setembro de 2016.

Agildo Nogueira Júnior
Altamiro Borges – Editor do Blog do Miro
Ana Flávia Marx
Ana Minadeo - Diário Oficial
Camilo Vannuchi
Cândida Maria Rodrigues Vieira – Assessora de Imprensa
Cidoli
Edvaldo de Almeida
Evany Sessa – TV Cultura
Fabiana Caramez
Fernanda Soares
Glauco Braga – Tribuna de Santos
Guto Camargo – vice-presidente da Fenaj
José Eduardo de Souza
Lilian Parise
Marcos Aparecido Rodrigues Alves
Michele Barros
Palmério Doria – jornalista e escritor
Peter Suzano
Pio Redondo
Raul Varassin
Renato Rovai – editor da revista Fórum
Sérgio de Carvalho Alii
Simão Zygband – jornalista free-lancer
TelÉ Cardim - TV Record
Wladimir Miranda – repórter do DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário